Caixa de
Ferramentas
Exclusivo para Empregados Sebrae
GESTÃO DOCUMENTAL
Aqui você acessa os documentos institucionais do Sebrae devidamente classificados.
Materiais Instrucionais / SAS
Através do Sharepoint encontre as apostilas do instrutor e aluno, materiais de reprografia, apresentações e acesse conteúdo detalhado com metodologia e entregáveis de cada solução.
Já no SAS-Portfólio, encontrará os códigos, nomes, cargas horárias específicas, descrição, público alvo entre outras informações resumidas dos produtos.
Acesse aqui a listagem resumida contendo nome, tema, subtema, código e preço máximo das fichas.
PORTFÓLIO DE FICHAS TÉCNICA ATIVASDATA SEBRAE
No Data Sebrae terá acesso ao conteúdo completo. Descrição dos serviços, as etapas, responsabilidades das partes, entregáveis, resultados esperados e tudo mais sobre cada ficha e seus conteúdos.
DATA SEBRAECONVÊNIO DE COOPERAÇÃO GERAL
Sala do Empreendedor e Ponto de Atendimento ao Parceiro
O QUE É
Essa edição promete novidades. O Desafio Portfólio é nossa competição interna projetada para desenvolver nos participantes conhecimentos sobre as áreas de atuação do Sebrae e em habilidade como liderança, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Inscrições: de 19 a 25 de novembro.
Vagas Limitadas!
A inscrição é feita em equipes compostas por, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 integrantes. Limitada a 12 equipes.
PROGRAMAÇÃO
Evento planejado para mudar seu mindset e
estabelecer a cultura da inovação em nossa equipe.
PREMIAÇÃO: Divulgação em breve
DÚVIDAS?
O que é o Desafio Portfólio Sebrae Goiás?
É uma competição interna que visa garantir que os colaboradores aprofundem seu conhecimento nas soluções oferecidas pelo Sebrae/GO para atender, de forma mais precisa, às necessidades dos nossos clientes. Ações desse tipo estão relacionadas à mudança de mindset e promoção da cultura da inovação, por incentivar o desenvolvimento de habilidades como liderança, criatividade, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Quem pode participar?
O desafio é aberto aos colaboradores do Sebrae Goiás, exceto Diretores, Gerentes, Estagiários, Terceirizados e colaboradores da Unidade de Soluções.
Como faço para me inscrever?
As inscrições iniciam no dia 19 de novembro e deverão ser realizadas, em equipes compostas por, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 integrantes pelo formulário inscrição disponível em https://vitrine.sebraego.com.br/caixadeferramentas/ até o dia 25 de novembro de 2024.
As vagas são limitadas a 12 equipes.
Como funciona o Desafio Portfólio Sebrae Goiás?
O desafio ocorre em duas etapas:
Etapa 1 (Remota) – As equipes terão até o 04/12 para conhecer em profundidade as soluções disponíveis no Sebrae Goiás e participar das capacitações.
Atividades desta etapa:
1- Estudar o portfólio do Sebrae GO – período opcional, não obrigatório, de autoinstrução, estudo do Portfólio e capacitação nas áreas: Mercado, Finanças, Planejamento, Pessoas e Inovação, entre outras disponíveis em https://vitrine.sebraego.com.br/caixadeferramentas/
2- A data limite para conclusão do curso é o dia 04/12, é necessário comprovar a participação nos cursos, enviando o certificado para o email desafioportfolio@sebraego.com.br.
3- Participar do webinar de “Storytelling” no dia 02/12, as 09h, pelo teams.
4- Participar do “QUIZ” no dia 03/12, as 09h, pelo teams, momento de testar os conhecimentos e acumular pontos. (Explorar a vitrine)
Participar das atividades previstas nesta etapa e a conclusão dos cursos dentro, do prazo limite que é 04/12, gerará moedas virtuais, que poderão ser utilizadas para comprar acesso ao “poder curinga”.
Poder Curinga: Acesso a empreendedora, ao portfólio e a mentores.
Etapa 2 (Presencial) – No dia 05 de dezembro é o dia “mão na massa”, ou seja, momento de colocar os conhecimentos adquiridos na primeira etapa.
Esta etapa inicia com boas-vindas aos participantes, abertura, apresentação das equipes e da dinâmica do evento. Após essa introdução, as atividades se desenvolverão em dois atos:
1ª Ato:
Intitulado como UFC Sebrae, trata de uma simulação de atendimento consultor/empreendedor. Cada equipe indicará um membro para fazer o papel do consultor na simulação do atendimento. O cliente será representado por um dos atores contratados.
Neste momento, haverá uma competição entre duas equipes para ver quem faz o melhor atendimento. O assunto/área problema que será tratado no atendimento será sorteado na hora. Neste momento as equipes serão avaliadas, por uma banca, que utilizará o seguinte critério: Clareza e Alinhamento, essa avaliação levará em consideração a clareza na resposta quanto a aderência ao portfólio. Está nota comporá a pontuação final, juntamente com a nota do Pitchs.
2ª Ato:
Após essa etapa inicial, as equipes assistirão ao depoimento de uma empreendedora, que compartilhará seus desafios e oportunidades no setor industrial. Após a apresentação, haverá um momento aberto para perguntas e esclarecimentos dos participantes. Em seguida, as equipes que possuírem Port.Coins poderão adquirir um encontro individual com a empreendedora. Cada equipe deverá elaborar e enviar um plano de ação propondo soluções do Sebrae nas áreas de Mercado, Finanças, Planejamento, Pessoas e Inovação, de acordo com as necessidades de uma empresa. Após isso, as equipes transformarão o plano de ação em um pitch, que deverá refletir fielmente o conteúdo do plano. O pitch será apresentado a uma banca avaliadora, que analisará e escolherá as soluções que melhor atendem às necessidades mencionadas no depoimento do empreendedor. O pitch deve ser consistente com a proposta do plano de ação.
Quais os Critérios de Avaliação?
Cada equipe terá até 3 (três) minutos para apresentar o pitch e, em seguida, os membros da banca terão até 2(dois) para avaliar a apresentação.
As equipes que obtiverem maior pontuação, de acordo com os critérios descritos a seguir, serão as vencedoras do desafio Portfólio Sebrae Goiás.
Obs. O Pitch deve retratar o Plano de Ação entregue a equipe organizadora.
Critérios
UFC Sebrae
1. Clareza e Alinhamento: A avaliação deve levar em consideração a clareza na resposta quanto a aderência ao portfólio.
Pitch
1. Solução: A avaliação da relevância da solução deve levar em consideração se a proposta atendeu ao problema ou gargalo apresentado pelo empreendedor.
2. Inovação: A avaliação deve levar em consideração se a equipe apresentou abordagens inovadoras para resolver os problemas.
3. Time: A avaliação do Time deve levar em consideração se a equipe é formada por membros de diferentes áreas (unidades e regionais).
4. Pitch: A avaliação do Pitch deve levar em consideração a capacidade da equipe em comunicar suas ideias e estratégias de forma persuasiva.
Cada critério será avaliado entre 0 e 10 pontos.
Em caso de empate na pontuação final, o critério para desempate, utilizado pela organização, será a nota do critério “Solução”.
O que é PORT.COIN?
O Port.Coin é a moeda corrente do Desafio Portfólio, que cada equipe poderá utilizar para ter acesso privilegiado ao portfólio e aos mentores, por um determinado tempo, durante a etapa 2 mão na massa.
Como adquiro PORT.COIN?
Para adquirir “Port.Coins” as equipes deverão participar das atividades da Etapa 1 (curso, webinar’s e Quiz) que poderão ser realizadas a partir do momento da inscrição, 19/11 até o dia 04/12/24.
Qual o valor e como posso utilizar o PORT.COIN?
Seus pontos valem acesso ao “Poder Curinga” (mentor e consulta ao Portfólio) e produtos da AFSebrae. Confira abaixo a tabela de valores.
Acumular pontos* | Valor |
Quiz (perguntas Portfólio) – Pontuação por equipe | Até P$3.000,00 |
Webinar (cada) – Pontuação individual | P$ 2.000,00 |
Participação em cursos disponibilizados na vitrine | até P$ 120,00 / hora |
*Pontuação Máxima por participante/individual 30 horas
Gastar pontos | Valor |
Momento Mentor (5 minutos) | P$3.000,00 |
Momento Empreendedor (5 minutos) | P$4.000,00 |
Consulta Portfólio (5 minutos) | P$4.000,00 |
Quais são as premiações oferecidas?
As três equipes classificadas do 1º ao 3º lugar serão premiadas.