O que é?

É um programa com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a temática por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos da educação básica, ensinos fundamental e médio. Foi concebido no ano 2013 e, desde então, temos atuado ativamente para ampliar as possibilidades de desenvolvimento do tema junto ao público-alvo: professores, estudantes e gestores, além da comunidade escolar como um todo.

Quem pode se beneficiar das ações do programa?

Professores e estudantes de instituições de ensino pública e/ou privado dos ensinos fundamental (anos iniciais e finais), médio (regular e técnico), profissional e superior (graduação e pós graduação).

Vídeo JEPP 5:29

Ensino Fundamental

Vídeo Crescendo e Empreendendo 3:20

Ensino Médio

Vídeo PNEE Ensino Superior 3:04

Ensino Superior

BNCC

A Educação Básica passou por uma grande reformulação da sua Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aumentando a carga-horária e tendo como foco unir teoria e prática.

Veja, no vídeo a seguir, como o Sebrae está junto das escolas na implementação da Nova Base Nacional Comum Curricular.
Essas competências passam a compor a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, exigida pelo MEC – Ministério da Educação no ensino básico regular.

Empresas de Educação

O Sebrae possui diversos produtos para apoiar a gestão da sua empresa de educação. Atuamos com finanças, inovação, marketing, legislação, planejamento, pessoas entre outras áreas para organização e desenvolvimento da sua empresa. Conheça agora!

Cursos

Consultorias

Conteúdos Digitais

Acesso a Mercados

Raio X Empresarial

O Emocionário é uma coletânea de 97 vídeos sobre 23 competências socioemocionais, para os públicos professor, aluno e familiares. A educação brasileira está passando por uma reformulação no seu currículo. O MEC – Ministério da Educação reestruturou a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, e inseriu diversos componentes curriculares. Dentre eles as competências socioemocionais, que envolvem o estudo das emoções. Por exigência do MEC, até 2020, todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais em seus currículos. Em parceria com a SEDUC-GO – Secretaria de Estado da Educação de Goiás, o Sebrae, por meio do Programa Educação Empreendedora, concebeu o Emocionário

Clique para ver os vídeos

Competências socioemocionais

Abertura ao Novo

Consciência e Auto-Gestão

Extroversão ou engajamento com os outros

Estabilidade ou Resiliência Emocional

Amabilidade

Essas competências passam a compor a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, exigida pelo MEC – Ministério da Educação no ensino básico regular.

Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora

Iniciativa para produzir e compartilhar conhecimento, elaborar estudos, pesquisas e ferramentas com foco no desenvolvimento e fomento da Educação Empreendedora.

Confira a seguir exemplos de soluções que podem ser aplicadas nos diferentes níveis de ensino para o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo.

Ensino Fundamental

Incentivamos a busca pelo autoconhecimento e por novas aprendizagens, além de despertar para o espírito de coletividade. A proposta é a de que a educação deve atuar como transformadora, incentivando as pessoas a quebrar paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Acesse agora

Ensino Médio

Nosso objetivo é colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, procurando estimular o protagonismo juvenil, sensibilizar e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificarem oportunidades e planejarem seu futuro por meio de atitudes empreendedoras

Acesse agora

Oficinas de empreendedorismo para o ensino médio

Imagine se pudéssemos desenhar um mundo novo.
Completamente novo.
E se tudo estivesse ao contrário?
E se houvesse uma maneira muito mais deliciosa, linda e recompensadora de viver nossas vidas?
Imagine se todos os dias pudéssemos pular da cama com uma vontade inexplicável de aprender e crescer.

Ensino Profissional

Na Educação Profissional, estabelecemos relações e possibilidades entre sonho, desejo e sucesso, fazendo com que os alunos se reconheçam como um cidadão de direitos. Ainda, desenvolvemos conteúdos para que esse aluno possa identificar oportunidades no seu cotidiano, relacionando-as ao seu plano de vida e carreira e ao seu plano de negócio.

Acesse agora

Ensino Superior

Oferecemos diversas iniciativas para apoiar instituições de Educação Superior a adotarem, de modo permanente, ações de empreendedorismo em suas práticas pedagógicas.

Acesse agora

Portal EAD Educação Empreendedora

Conheça aqui a oferta de cursos, trilhas, objetos de aprendizagem (vídeos, infográficos, jogos, pod cast…) totalmente gratuitos e com certificação para professores, estudantes e gestores de educação.

Acesse agora

Tem interesse em implantar educação empreendedora no seu município, na sua instituição de ensino?

Deixe o seu contato e telefone que entraremos em contato.

Além disso, gostaríamos do seu consentimento para entrarmos em contato. Oferecemos informações, dicas e ofertas de soluções que julgamos importantes para apoiar você e o seu negócio.