O PROGRAMA

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos.

É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram estimulando sua economia e permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios.

O FORMATO DE ATUAÇÃO

Conheça a forma de atuação do programa

6 EIXOS ESTRATÉGICOS

GESTÃO
MUNICIPAL

LIDERANÇAS
LOCAIS

DESBUROCRATIZAÇÃO

SALA DO
EMPREENDEDOR

COMPRAS GOVERNAMENTAIS

EMPREENDEDORISMO
NA ESCOLA

8 VERTICAIS ESTRATÉGICAS

CIDADE MUNICIPAL

CIDADE INOVADORA

CIDADE SUSTENTÁVEL

CIDADE DE NEGÓCIOS

CIDADE CRIATIVA

CIDADE COMUNICATIVA

CIDADE INOVADORA

CIDADE TURÍSTICA

OS EIXOS DO PROGRAMA

Conheça os eixos que formam a base do programa

EIXO 1

GESTÃO MUNICIPAL

Promover o engajamento, a qualificação e capacitação dos gestores públicos, com foco na alta direção do poder público municipal, priorizando a agenda do desenvolvimento econômico do município.

EIXO 2

LIDERANÇAS LOCAIS

Identificar e estimular o diálogo entre lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor, construindo uma rede de relacionamento convergente ao desenvolvimento.

EIXO 3

DESBUROCRATIZAÇÃO

Metodologias sistematizadas para o município avançar em busca da redução da burocracia, implementação ou incremento de marcos legais para agilizar o processo de abertura e legalização das atividades econômicas.

EIXO 4

SALA DO EMPREENDEDOR

Estimular o empreendedorismo, preparar empreendedores para formalização de negócios e aumentar a longevidade, competitividade e inovação dos pequenos negócios.

EIXO 5

COMPRAS GOVERNAMENTAIS

Apoiar o município na adequação de seus processos licitatórios para compras de produtos e serviços locais e preparar os pequenos negócios para fornecerem para o poder público.

EIXO 6

EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

Promover o empreendedorismo nas escolas, avaliar o ambiente institucional para implementação da educação empreendedora, formar professores e gestores escolares nas competências empreendedoras e disponibilizar conteúdo inovador para os estudantes dentro e fora de sala de aula.

CURSOS EAD
POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Capacitar gestores públicos, privados e do terceiro setor para conhecerem alternativas e exemplos do que pode ser feito na sua região