APÓS um período de instabilidade e muita polêmica no país, a rede social X (antigo Twitter) voltou a operar normalmente no Brasil. Suspensa devido ao descumprimento de ordens judiciais das autoridades brasileiras, retomou com força em seu papel de destaque nas estratégias digitais de geração de negócios. E para pequenos negócios, o X oferece uma plataforma valiosa para se conectar com o público.
Mas valiosa por quê? Valiosa sobretudo porque sua comunicação rápida e direta, permite um diálogo em tempo real com os clientes. Essa interação rápida, humaniza a marca e facilita a construção de um relacionamento próximo e transparente com o público.
Além disso, o X possui cerca de 19milhões de pessoas ativas na plataforma. Ela é ideal para se manter atualizado sobre as preferências dos consumidores, auxiliando você e seu negócio a adaptarem suas estratégias de acordo com o que o mercado demanda. Esses fatores fazem do X um canal acessível, rápido e eficiente para promover sua empresa.
E como você empreendedor, pode utilizar o X para negócios? Para você explorar ao máximo a Rede Social X nos negócios, veja essas 4 dicas que são boas práticas grátis na plataforma, pensadas para aumentar a visibilidade de sua marca (afinal que não é visto não é lembrado) e captar novos clientes para seu negócio.
Monitore a concorrência e as tendências
O X é excelente para acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo e para descobrir novas tendências de mercado. Observe como outras empresas se comunicam, o tipo de conteúdo que engaja o público e as práticas de interação que geram bons resultados. Para acompanhar os concorrentes, é possível buscar por hashtags relevantes do setor, seguir os perfis das principais marcas e verificar quais publicações recebem mais engajamento. Ao acompanhar essas atividades, você pode identificar estratégias de marketing e de atendimento que funcionam bem e adaptar essas práticas para o seu próprio negócio.
Crie conteúdo visual atraente
Mesmo que o X seja uma plataforma tradicionalmente textual, conteúdos com imagens e vídeos curtos atraem a atenção e geram mais engajamento. Manter uma paleta de cores e um estilo visual que seja constante ao longo das publicações cria uma identidade de marca forte. Isso ajuda os seguidores a reconhecerem imediatamente o conteúdo da sua empresa, o que gera um impacto positivo para o seu branding. Utilize o ebook do Sebrae “Boas Práticas de Postagens Usando o Canva” para agilizar a produção de suas postagens. Use também imagens de qualidade que representem bem o seu negócio. Conceito minimalista pode atrair ainda mais atenção. Para exibir produtos e/ou compartilhar bastidores explore também vídeos curtos. O infográficos com dicas ou informações relevantes, como instruções de uso ou curiosidades sobre o produto, são uma maneira eficiente de educar o público e gerar compartilhamento.
Use análises para ajustar suas estratégias
A rede X oferece dados analíticos sobre o desempenho de cada publicação. Para pequenos negócios, a análise de métricas no X é essencial para refinar a estratégia de conteúdo e alcançar melhores resultados em visibilidade e interação com o público. Observe como o público reage a cada publicação. Por exemplo, se postagens com dicas práticas ou com fotos dos bastidores geram mais engajamento, é sinal de que esses formatos estão alinhados com o que seu público quer ver. As métricas do X trazem também quais horários e dias da semana geram mais interações. Com essas informações você pode agendar as postagens nos períodos em que seu público está mais ativo. Acompanhar essas métricas permite identificar quais tipos de conteúdo funcionam melhor, ajudando a ajustar a estratégia para maximizar o alcance e o engajamento.
Seja rápido no atendimento ao cliente
Muitos clientes utilizam o X para buscar suporte e fazer perguntas diretamente para as empresas. Ao responder prontamente, você demonstra eficiência e respeito pelo consumidor, o que fortalece a relação e a imagem da marca. Esse tipo de interação pública ainda beneficia outros usuários que possam ter dúvidas similares, evitando reclamações e fortalecendo a percepção positiva sobre seu negócio. O uso de ferramentas como alertas para monitorar menções e palavras-chave específicas pode ser útil, pois permite que o negócio responda rapidamente sempre que o nome da marca é mencionado. Além disso, responder rapidamente cria uma imagem de acessibilidade e empatia.
Com essas dicas, você pode aproveitar o retorno do X ao Brasil para fortalecer a presença do seu pequeno negócio na rede, construindo um canal direto com clientes e aumentando as oportunidades de vendas e a visibilidade da marca.
Vinícios Araújo
Analista – Sebrae Goiás
Unidade de Soluções