A rede social mais utilizada pelos pequenos negócios. Isso mesmo, uma pesquisa realizada pelo SEBRAE sobre Transformação Digital nos Pequenos Negócios, identificou que 64% dos pequenos negócios que possuem perfil em redes socais tem uma conta no Instagram.

A rede social de compartilhamento de fotos e vídeos tornou-se ferramenta essencial para quem deseja ampliar sua visibilidade e aumentar suas vendas. Mas para ter resultados, você precisa fazer bem o “dever de casa”.

Se precisar de uma ajuda, o Sebrae Goiás avalia seu Instagram gratuitamente. Analisam o perfil comercial da sua empresa no Instagram, sem cobrar nada por isso e te enviam um relatório com todas as dicas para aperfeiçoar o uso dessa rede social nos negócios. Vamos entender mais sobre o Instagram para negócios?

 

ALCANCE PARA SUA MARCA

O Instagram permite a interação direta com o público, estreitando o relacionamento entre a marca e seus consumidores. Funcionalidades como stories, reels, enquetes e caixas de perguntas geram um canal dinâmico para interagir e entender as preferências do seu público.

Conhecendo seu público sua comunicação pode se tornar marcante e efetiva. Anota essas dicas para fazer seu conteúdo alcançar mais pessoas:

Reels ao seu favor – O Instagram prioriza vídeos curtos. Aprenda editá-los e aposte em Reels com trends e cortes dinâmicos. Isso ajuda reter atenção;

Hashtags estratégicas – Misture hashtags populares (ex: #Empreendedorismo) com específicas (ex: #EmpreendedorismoLocal) para atingir diferentes públicos. Conhecer as ferramentas TagsFinder ou RiteTag – vai lhe ajudar a identificar hashtags e quais podem dar mais visibilidade ao seu post;

Colabore com outros perfis – Parcerias com influencers ou negócios complementares podem ampliar sua audiência.

Frequência importa – Poste com consistência! O ideal é pelo menos 3-5 vezes por semana para manter o algoritmo ativo.

ENGAJE NA EMOÇÃO DO SEU PÚBLICO

Ser referência te torna maior que qualquer concorrente. Quando mais o público estiver engajado maior é a probabilidade de consumirem o seu produto ou serviço e menor a chance de que busquem uma empresa concorrente.

Então, pensando em engajamento a dica é, alcance as emoções de seu público. Desperte sensações como apreço visual, conforto, surpresa, desejo, saudades entre outras.

Somos criaturas emocionais e despertar esses sentidos podem desencadear lembrança de marca e influenciar nas decisões de compras e indicações. Faça isso e sua audiência irá interagir cada vez mais:

Use Sticker de contagem regressiva – Ele gera expectativa para lançamentos, promoções e novidades;

Enquetes, quizzes e caixas de perguntas – Use-os nos Stories para incentivar o sentido de protagonismo, de opinião, pertencimento e participação. Obtenha respostas rápidas que aumentam o engajamento;

Responda DMs e comentários – Receber uma resposta rápida mexe com a vaidade e desperta o sentido de importância. Além de que, quanto mais interação houver, mais o Instagram entrega seu conteúdo;

Conteúdos autênticos – O Instagram está favorecendo conteúdos sem edição excessiva. Aposte na produção de bons vídeos com naturalidade e humanização do perfil!

 

MANTENDO A CONFIANÇA DOS CLIENTES

Poder se comunicar diretamente com clientes e potenciais clientes é uma das principais vantagens do Instagram, e muitos estão fidelizando clientes por isso. Então, dedique-se à fazer um bom relacionamento e estará aumentando suas chances de vendas.

Interagir, responder os comentários nas publicações ou iniciar uma conversa através de um direct (mensagem instantânea dentro do aplicativo) ajudam a deixar marcas mais acessíveis e geram maior confiança, sobretudo para compras online.

E se você tiver dificuldades com textos, use a IA para descobrir como criar respostas assertivas e textos criativos.

 

 

CONSTRUÇÃO DE MARCA E AUTORIDADE

Transmitir a proposta de valor do negócio alinhada à identidade visual da empresa através das postagens, possibilitam a criação de uma marca forte e conexão com os seguidores.

Definir e adotar um plano de boas práticas de postagens e manter uma frequência é o ponto de partida para uma jornada de sucesso no Instagram. A manutenção desse plano desenvolve uma rotina criativa e inspiradora para suas publicações e a credibilidade de sua empresa.

Quer uma ideia? Explore a produção de conteúdos tais como: tutoriais, dicas, depoimentos de clientes, casos de sucesso ou, quem sabe, até sobre o dia a dia da empresa, suas experiências e seus diferenciais.

 

MARKETING DE BAIXO INVESTIMENTO

A publicidade tradicional pode ser cara e inacessível para pequenos negócios.

Através do Instagram, com anúncios planejados e bem segmentados, é possível atingir o público-alvo com investimentos baixos, maximizando o seu retorno em vendas e valorização da marca.

Aprenda já como fazer bons impulsionamentos no Facebook e no Instagram e aproveite o marketing nessa importante rede social.

 

O MAIS IMPORTANTE É MONITORAR AS CONQUISTAS

No próprio aplicativo do Instagram você encontra ferramentas gratuitas para análise de informações sobre seu público e como eles estão interagindo com o seu perfil.

Cada conquista de interação em seu perfil deve ser analisada e tratada como um conselheiro te dizendo os caminhos de melhores resultados. Observe qual gênero, idade, locais, dias e horários de maior audiência, o crescimento de seu público e os seus comportamentos.

Entenda os gostos e preferências de seu público e torne a produção de seu conteúdo mais direcionada e assertiva.

Considere entender o motivo das interações com seu conteúdo observando também as características de seus posts como exemplo: tipo de mídia utilizado (foto ou vídeo), duração, música, tamanho da fonte, cores e filtros utilizados.

Comunique de forma intencional e programe horários de postagens nos horários mais acessados.

Aqui estão cinco dicas estratégicas focadas em análise e monitoramento para impulsionar vendas no Instagram:

  1. Avalie quais conteúdos geram mais conversões – Não basta olhar curtidas e comentários – analise quais posts realmente geram cliques no link da bio, mensagens no direct ou finalizações de compra. Use o Instagram Insights e o Facebook Business Suite para rastrear essas ações.
  2. Identifique seu público mais comprador – Nem todo seguidor é um potencial cliente. Analise a demografia dos seus seguidores (idade, localização, interesses) e observe quais grupos interagem mais com ofertas e promoções. Assim, você pode segmentar melhor suas campanhas.
  3. Monitore a jornada do cliente no Instagram – Acompanhe como os usuários interagem com seu perfil antes de uma compra. Eles clicam no link da bio? Entram em contato pelo direct? Comentam pedindo mais informações? Esse mapeamento ajuda a otimizar sua abordagem e encurtar o caminho até a conversão.
  4. Teste e ajuste o formato das ofertas – Compare o desempenho de diferentes formatos de venda: posts com desconto, reels demonstrando o produto, stories com enquetes ou lives com promoções relâmpago. Veja qual estratégia atrai mais compradores e foque nela.
  5. Acompanhe a performance dos anúncios pagos – Se você investe em tráfego pago, monitore métricas como custo por clique (CPC), taxa de conversão e ROI (retorno sobre investimento). Teste diferentes segmentações e criativos para descobrir o que gera mais vendas com menor custo.

O Instagram não é mais uma opção e sim uma necessidade para os pequenos negócios, afinal “quem não é visto não é lembrado”. Estar presente no Instagram proporciona modernidade e fortalece a marca.

Proporciona uma presença digital para a empresa e promove sua competitividade no mercado.

Não perca tempo, avalie seu Instagram e conheça mais possibilidades para impulsionar seu negócio com essa ferramenta gratuita e obtenha insights valiosos para ajudá-lo a impulsionar a presença digital de sua marca.

Gostou? Deixe sua curtida e compartilhe!

 

Thalita Dias
Analista – Sebrae Goiás
Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional

 

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