Como você é percebido pelos seus clientes, parceiros e pela comunidade em geral? Você já parou para avaliar isso?

Sua imagem pode influenciar nas expectativas de seu público alvo e até mesmo no valor que estariam dispostos a pagar pelos seus serviços. Logo, construir uma imagem sólida pode valorizar o faturamento, abrir portas e criar oportunidades que fortaleçam seus negócios.

É bom ficar atento, em um mundo cada vez mais conectado, a imagem profissional tem sido fator de extrema relevância para o sucesso do empreendedor e de seu empreendimento.

O que é Imagem Profissional

A sua imagem profissional é a maneira como você é percebido no trabalho e pelas pessoas no mercado. Uma boa notícia é que ela pode ser desenvolvida.
De forma resumida, a sua imagem profissional envolve variáveis como:

Valores que Você Representa

a. Integridade – Agir de forma ética, honesta e com consistência em seus princípios, mesmo em situações de desafios;

b. Responsabilidade – Cumprir compromissos e prazos, demonstrando confiança e assumindo as responsabilidades por ações e resultados;

c. Inovação – Valorizar melhorias e buscar soluções novas, provando coragem para desafiar o status atual e abertura a ideias;

d. Resiliência – Enfrentar adversidades com otimismo, persistência e capacidade de se adaptar às mudanças; e

e. Colaboração – Trabalhar bem em equipe e com parceiros, valorizando a contribuição das pessoas e sucesso coletivo.

Posicionamento e Comunicação

a. Assertividade – Expressar opiniões e necessidades de forma clara e objetiva, respeitando pontos de vista diferentes sem ser passivo ou agressivo;

b. Escuta ativa – Prestar atenção genuína ao que os outros dizem, com interesse, evitando interrupções e realizando perguntas pertinentes;

c. Confiança – Falar com segurança e convicção, transmitindo credibilidade e confiança tanto verbal quanto corporal; e

d. Capacidade de mediação – Resolver conflitos de maneira equilibrada, mediando situações de tensão com diplomacia e soluções justas.

Em outras palavras, a sua imagem profissional é o reflexo de como você se apresenta ao mercado e, se bem construída, pode fortalecer a confiança dos seus clientes e consolidar sua marca no mercado. A Inteligência Emocional pode contribuir muito nessa construção, baixe nosso ebook gratuito sobre Inteligência Emocional.

Aparência Física

a. Opções de vestimenta – Traje formal, business casual, uniforme corporativo, ou roupa adequada ao setor (por exemplo, jaleco em ambientes de saúde);

b. Expressões e Postura – Postura ereta, expressão amigável e confiante, contato visual adequado e sorriso discreto e cordial;

c. Higiene e asseio pessoal – Pele e unhas limpas e bem cuidados, Limpeza, cor, estilo de corte e penteado, uso adequado de fragrâncias, higiene e limpeza da vestimenta; e

d. Acessórios – Relógios, óculos de grau ou de sol, joias ou bijuterias, bolsas etc. Estilo moderno, clássico, tradicional e intencionalidade dos usos.

Qual a sua importância?

A imagem profissional pode ser ainda mais impactante para empresários de pequenos negócios pois, muitas vezes o dono é visto como a “cara” da empresa. Essa imagem poderá transmitir credibilidade, inovação e confiança ou, no contrário, poderá comunicar negativamente e não passar a credibilidade que você precisa.

Compreende agora a sua importância? Uma boa imagem profissional cria uma primeira impressão positiva, essencial para atrair e manter clientes e alinhar a postura pessoal do empresário aos valores da empresa, reforçando a marca. Algumas dicas de fotografia poderá melhorar ainda mais suas fotos pessoais. Clique aqui para conhecer o ebook Boas Fotos Boas Vendas.

Entenda que sua uma imagem profissional é importante para:

· Conectar seu público rapidamente à sua identidade e valores por trás da sua marca;

· Abrir caminhos para construção de relacionamentos estratégicos;

· Ampliar as oportunidades de vendas;

· Valorizar ($$) seu marketing pessoal e reputação profissional; e

· Influenciar no crescimento da sua marca de forma orgânica e sustentável.

Dicas Práticas para Gerenciar sua Imagem Profissional

a) Defina a identidade de sua Marca Pessoal

A marca pessoal é o conjunto de características e valores que te diferenciam dos demais. Pense qual identidade essa marca deverá possuir. Sobre o que você quer que as pessoas lembrem de você e seu negócio. Pode ser a qualidade do atendimento, a honestidade nas transações, a habilidade técnica, o caráter inovador ou o compromisso com a sustentabilidade. Identifique esses valores, liste-os, estude o que e como comunicá-los e trabalhe para que eles sejam reconhecidos pelo seu público. Baixe o ebook gratuito  do Sebrae sobre Branding, aprenda como definir propósito, atributos e posicionamento de marca e use para desenvover e gerenciar sua marca pessoal.

b) Cuide da Aparência e Comunicação

O cuidado com a aparência é importante. Identifique seu estilo e aposte nos cuidados pessoais para garantir o posicionamento desejado e coerente com o produto e/ou serviço que está ofertando. Conecte os valores e características do você deseja vender à sua imagem. Digamos que é um profissional de arquitetura e decoração de interiores para clientes que desejam imóveis modernos e de luxo, represente esse estilo com inovação e bom gosto.

A forma como se comunica tem também um peso enorme na sua imagem profissional. Certifique-se de que a sua maneira de falar e o seu tom de voz sejam apropriados para o ambiente de negócio que está inserido. Nas redes sociais, confie e se comunique com mensagens que expressem sua identidade e valores, seu público irá reconhecer e se conectar. Evite mensagens com duplo sentido, podem ser interpretadas erroneamente.

Lembre-se de que qualquer conteúdo postado, mesmo que pessoal, poderá impactar a percepção que os outros têm acerca de seu eu profissional. Revisite as postagens antigas, avalie e se necessário, edite as legendas. Para aquelas que não mais comunicam o seu novo posicionamento profissional, considere arquivá-las.

c) Seja Consistente no Atendimento ao Cliente

O atendimento de pessoas é uma extensão da sua imagem profissional. Em Goiás, onde a proximidade com o cliente é valorizada, investir em um atendimento personalizado pode ser um diferencial competitivo. No possível, tenha sempre em mãos um brinde ou uma cortesia para ser lembrado. Um belo e simples copo com água e uma limpa xícara com café quentinho, pode fazer muita diferença. Escute o que os clientes têm a dizer, trate cada um com respeito e responda suas dúvidas de maneira clara e rápida. Seja natural e será lembrado. Baixe gratuitamente o E-book Experiência do Cliente e aprenda torná-las ainda mais positivas.

d) Dê crédito ao Marketing Digital orgânico (gratuito)

Pequenos empresários tem a vantagem de poderem se conectar diretamente com o público e até entregar uma atenção exclusiva por meio do marketing digital. Plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn são ótimas para construir uma identidade profissional.

Poste nas redes sociais conteúdos relevantes para seu público, interaja com seguidores e demonstre sua expertise na área. Crie uma tabela com variáveis diferentes para avaliar os indicadores (insights) de seus posts. Exemplo: Como estão os indicadores de curtidas, comentários e compartilhamento para vídeos de 20 segundos; para vídeos de 1 minuto, para vídeos com fala; para fotos de produtos; para posts com legendas curtas, etc. Avalie essas variáveis frequentemente e ajuste suas próximas postagens. Observe também os dias da semana e horários de melhor audiência.

Não tenha medo de aparecer, as pessoas que te conhecem verão você mesmo e já estão acostumados. Os que não te conhecem passaram a conhecer. O objetivo não é construir uma imagem profissional e captar novos clientes? Aproveite! Isso aumentará ainda mais sua conexão com o público.

e) Conheça e explore o tema ESG

Mudanças significativas no comportamento dos consumidores ocorreram nos últimos anos devido ao amplo acesso à informação e após a pandemia da Covid19. Os consumidores estão atentos a como as empresas tratam seus funcionários, se envolvem em ações sociais e se preocupam com o meio ambiente. Portanto, é importante que pequenos empresários mostrem, de forma autêntica, o que estão fazendo para se adaptar a essas expectativas. Conheça mais sobre o tema ESG e como incorporar boas práticas à sua imagem profissional

Além disso, a era digital exige uma presença online forte e coerente. Logo, uma falha de comunicação ou um feedback negativo não tratado adequadamente, pode se espalhar muito rápido e comprometer sua imagem e as vendas futuras.

Gerenciar sua imagem profissional é um processo contínuo que exige autoconhecimento, consistência e atenção aos detalhes. Lembre-se: a maneira como você se apresenta e interage com os outros molda a percepção do seu negócio. Mantenha-se fiel aos seus valores, invista no relacionamento com os clientes e esteja atento às mudanças do mercado.

 

Vinícios José Araújo
Analista – Sebrae Goiás
Unidade de Soluções

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